tag:blogger.com,1999:blog-61036621212032922522023-06-20T06:03:17.072-07:00Supervisão Escolarsupervisãohttp://www.blogger.com/profile/01351970630985077576noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-6103662121203292252.post-36902937711999348452010-10-07T11:52:00.001-07:002010-10-07T11:55:06.526-07:00Currículo e as Tecnologias<strong>A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela. <br /> Currículo é o conjunto de matérias/disciplinas que fazem parte de um curso. O trabalho com projeto em sala de aula amplia as possibilidades de construção de conhecimento, tornando uma aprendizagem mais significativa para o aluno. A contribuição da tecnologia no desenvolvimento de projeto é fundamental para os alunos, estimulando a pesquisa na internet com textos diferenciados e imagens, facilitando a comunicação e a troca de opiniões entre todos os envolvidos no processo. Assim, observa-se que o uso da tecnologia contribui e viabiliza o ensino, criando novas possibilidades principalmente como apoio pedagógico.<br /> Essa integração entre tecnologias e currículo estabelece uma transformação da escola num espaço de ensino e aprendizagem ativa, formando cidadãos e ampliando possibilidades de inserção das tecnologias no mundo globalizado. Então, se o educador não se colocar dentro de seu tempo e caminhar em direção ao desenvolvimento, ficará muito difícil gerar uma atuação docente de qualidade. Esse é o nosso maior desafio como professor.</strong>supervisãohttp://www.blogger.com/profile/01351970630985077576noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-6103662121203292252.post-46064359376444553712010-09-17T05:39:00.000-07:002010-09-17T05:46:38.974-07:00ÁGUA - Ciclo da água, Tratamento e CaptaçãoPartindo dos conhecimentos prévios dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre o assunto, fizemos vários questionamentos sobre o assunto da aula.<br /> Após abordagem do tema foi orientado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos e seus cuidados, observando a escassez que estamos vivendo, bem como os ciclos, desde as nascentes até o consumo em nossas casas. Depois conduzimos os alunos para o laboratório de informática:<br />- apresentamos o vídeo da música Planeta Terra de Guilherme Arantes. <br />- fizemos uma leitura da letra da música<br />- os alunos fizeram várias colocações a respeito da temática trabalhada<br />- dividimos a turma em grupos;<br />- em seguida foi distribuído a cada grupo de alunos fragmentos da letra da música Planeta Água para que eles trabalhassem alguns cartazes de esclarecimentos no Power Point.<br />- pedimos para cada grupo elaborar uma lista coletiva de postura, que se deve adotar na escola e em casa, a fim de evitar o desperdício da água.<br />Com o crescente agravamento da falta de água tem nos levado a estabelecer uma nova forma de pensar e agir, inclusive mudando nossos hábitos, usos e costumes. Essa forma de pensar e agir visa o crescimento econômico respeitando a capacidade dos recursos do meio ambiente, sobretudo a água, elemento vital a todos os seres humanos. <br /> No decorrer da aula procuramos desenvolver atitudes de respeito para com o meio ambiente, e em especial, o uso correto e preservação da água.<br /> A conscientização e a educação do povo, do consumidor, são fundamentais.supervisãohttp://www.blogger.com/profile/01351970630985077576noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6103662121203292252.post-12012822775430176122010-08-12T13:29:00.000-07:002010-08-12T13:31:44.631-07:00Comentário sobre a aulaComentários sobre aplicação da aula, utilizando recursos tecnológicos<br /><br /><br /><br /> Após abordagem do tema através da aula expositiva, foi orientado aos alunos do 1º ano do Ensino Médio, a conduzir para sala de informática:<br />- dividimos a turma em grupos;<br />- em seguida foi distribuído a cada um dos alunos fragmentos do texto da poesia retirado do livro: Barco de Pedra – escritor Dorival Santiago.<br />- foi feita leitura dinâmica com recitações.<br />- depois foi pedido que os alunos digitassem seu texto no Power point, observando os textos literários.<br />- foi apresentado a todos os alguns dados sobre a vida do escritor: Dorival Santiago.<br /> No decorrer da aula, com ajuda da tecnologia, foi observada a postura, entonação de voz dos alunos no momento de cada apresentação. Incluímos também pesquisas na internet, ilustrações de acordo as idéias apresentadas na poesia.<br /> Após a aplicação da aula, utilizando os recursos tecnológicos, percebe-se que o uso das tecnologias em prol da aprendizagem, exige maior atenção aos conteúdos, pois é mais uma ferramenta que facilita a assimilação do aprendizado e de forma diferenciada. Porém é preciso não só possuir os equipamentos na escola, como também saber utilizá-los, e esse é nosso maior desafio como professor, atualmente.supervisãohttp://www.blogger.com/profile/01351970630985077576noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6103662121203292252.post-15970328310932829312010-05-12T04:43:00.000-07:002010-05-12T04:49:54.551-07:00Hipertexto: Coisas importantes e significantes<div align="justify"><span style="color:#cc33cc;"><strong>Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato </strong></span><a title="Digital" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Digital"><span style="color:#cc33cc;"><strong>digital</strong></span></a><span style="color:#cc33cc;"><strong>, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas </strong></span><a title="Hiperlink" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Hiperlink"><span style="color:#cc33cc;"><strong>hiperlinks</strong></span></a><span style="color:#cc33cc;"><strong>, ou simplesmente </strong></span><a title="Link" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Link"><span style="color:#cc33cc;"><strong>links</strong></span></a><span style="color:#cc33cc;"><strong>. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, </strong></span><a title="Ícone" href="http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dcone"><span style="color:#cc33cc;"><strong>ícones</strong></span></a><span style="color:#cc33cc;"><strong> gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.<br />O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita. O trabalho com hipertexto com nossos alunos pode ser utilizado também como fonte de leitura e produção literária, onde eles possam estar experimentando novas situações, compartilhando informações com seus colegas, criando e construindo suas aprendizagens.<br />Nós vivemos hoje a era digital onde as pesquisas são disponibilizadas e discutidas, grandes volumes de dados são transmitidos de um determinado lugar em questão de minutos, transformando o mundo em uma rede de comunicações variadas, onde as pessoas acessam os sites e compartilham as idéias.A interatividade é realmente possível de acontecer.<br />Fiquei muito feliz com a oportunidade de conhecer um pouco sobre essa tão importante ferramenta pedagógica. É cada vez mais freqüente o uso de ferramentas tecnológicas nas salas de aula, como computadores e internet.<br />Tenho certeza que facilitará o nosso trabalho.</strong></span></div><div align="justify"><span style="color:#cc33cc;"><strong>Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto</strong></span></div><div align="justify"></div>supervisãohttp://www.blogger.com/profile/01351970630985077576noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-6103662121203292252.post-90633392790041965152010-04-22T16:30:00.000-07:002010-04-22T16:38:25.552-07:00Atuação do supervisor escolar<em>Educar exige comprometimento e continuidade. Sendo assim, o supervisor escolar representa um profissional importante para o bom desempenho das atividades pedagógicas que se efetive a qualidade na educação.<br /> </em>supervisãohttp://www.blogger.com/profile/01351970630985077576noreply@blogger.com3tag:blogger.com,1999:blog-6103662121203292252.post-89248439811363562772010-04-12T10:56:00.000-07:002010-04-12T11:06:32.795-07:00SupervisãoA Supervisão Escolar foi implementada para monitorar a gestão escolar. Sucesso à todas!supervisãohttp://www.blogger.com/profile/01351970630985077576noreply@blogger.com1