Feeds RSS
Feeds RSS

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Atuação do supervisor escolar

Educar exige comprometimento e continuidade. Sendo assim, o supervisor escolar representa um profissional importante para o bom desempenho das atividades pedagógicas que se efetive a qualidade na educação.

3 comentários:

FORMADORA DO NTE - PARAÍSO disse...

Olá colega, bom trabalho!

Rosimeire disse...

Contribuição: O papel do supervisor escolar
No Estado do Tocantins foi instituída a função de supervisor escolar em 1997 com objetivo de monitorar os processos de ensino e aprendizagem nas unidades escolares, visando o desenvolvimento de políticas públicas educacionais que fomentasse o projeto político pedagógico das escolas.
Segundo o projeto da supervisão escolar do estado, o Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição, que tem como ponto de partida o processo do planejamento participativo, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar a partir de uma intencionalidade. E tem sugestão de estruturação própria. Assim, o papel do Supervisor escolar como mais um membro do trabalho coletivo que envolve a elaboração e implementação, deve ser no sentido de intervir de modo a provocar uma reflexão da comunidade escolar sobre os problemas existentes e propor soluções em conjunto para a superação.
Neste sentido, é positivo que o Supervisor escolar se torne um aliado da equipe pedagógica assessorando a prática educativa. A supervisão tem como compromisso articular as Diretrizes Curriculares com o Projeto Político Pedagógico da escola, como um mediador das questões pedagógicas, refletindo junto com a equipe pedagógica da escola a consciência da necessidade de aprimoramento do trabalho educativo, através de troca de experiência entre as diversas práticas pedagógicas que são desenvolvidas no cotidiano escolar.
Por ser uma ação pedagógica a supervisão escolar é sinônima de socialização. Portanto o profissional da educação deve ter claro que a construção e a organização da educação é uma influência intencional no processo que conduz ao conhecimento.
Na Diretoria Regional de Ensino de Paraíso o supervisor escolar é aquele profissional que atua na articulação entre a cultura e a convivência profissional e entre os integrantes do processo de ensino; é o visualizador dos processos práticos centrados na escola. E que tem no seu plano de ação para 2010 objetivos, promover o melhoramento e eficiência das Unidades Escolares e melhorar a qualidade do processo ensino aprendizagem e dos professores.
Finalizando, cabe ao supervisor conquistar o seu espaço na escola e reconhecer seus direitos, para realizar um trabalho educativo que reflita a vontade do coletivo da escola, onde todos possam ser respeitados na sua individualidade e suas especificidades, porém, unidos pelo mesmo ideal, o de uma educação que tenha o compromisso político e social. O Supervisor com esta visão de integração contribuirá significativamente para a organização escolar, valorizando as políticas educativas, a criatividade e a iniciativa. Com isso, ele conquistará seu espaço dentro da unidade escolar, contribuindo nas discussões aberta aos problemas e a busca de soluções coletivamente.

Unknown disse...

Oi querida... sei que não me conhece mais gostaria de fazer amizades com pessoas do meu ramo profissional... preciso de dicas... será meu primeiro trabalho como orientadora e estou um pouco perdida... C você estiver disposta a me ajudar te agradeço desde já...

Abraços Jamile *_*

meu e-mail: milexavier25@hotmail.com
Meu face: www.facebook.com/milexavier25

Postar um comentário