Feeds RSS
Feeds RSS

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Currículo e as Tecnologias

A tecnologia é hoje parte inerente da vida do ser humano de modo que não conseguimos nos ver separados dela.
Currículo é o conjunto de matérias/disciplinas que fazem parte de um curso. O trabalho com projeto em sala de aula amplia as possibilidades de construção de conhecimento, tornando uma aprendizagem mais significativa para o aluno. A contribuição da tecnologia no desenvolvimento de projeto é fundamental para os alunos, estimulando a pesquisa na internet com textos diferenciados e imagens, facilitando a comunicação e a troca de opiniões entre todos os envolvidos no processo. Assim, observa-se que o uso da tecnologia contribui e viabiliza o ensino, criando novas possibilidades principalmente como apoio pedagógico.
Essa integração entre tecnologias e currículo estabelece uma transformação da escola num espaço de ensino e aprendizagem ativa, formando cidadãos e ampliando possibilidades de inserção das tecnologias no mundo globalizado. Então, se o educador não se colocar dentro de seu tempo e caminhar em direção ao desenvolvimento, ficará muito difícil gerar uma atuação docente de qualidade. Esse é o nosso maior desafio como professor.

2 comentários:

FORMADORA DO NTE - PARAÍSO disse...

Olá Deija, é certo que as tecnologias fazem parte da nossa vida. E como você mesma citou já não conseguimos mais vivermos sem os recursos disponíveis em todos os lugares da sociedade, muito menos na escola. E as TIC aliada ao currículo é na verdade abrir caminhos para novas aprendizagens.

Sucesso na sua caminhada!

Professora Neuseny disse...

Podemos acrescentar mais, temos que de nos colocarmos dentro desse atual tempo tecnológico mesmo que de início seja forçadamente, para que isso aconteça temos que fazer valer o nosso tempo principalmente o de hora atividade, propondo sobretudo a interdisciplinaridade que facilita e muito o acumulo, de materiais informativos que temos que preparar para nossos alunos, que muitas das vezes continuamos na mesmices, trabalhamos muito e alcançamos nada dos nossos objetivos.

Postar um comentário